RETRô-PERSPECTIVA 2010

12 fev

Por Fabíola Abess


Partindo da ideia de que o que passou, passou; e o que importa é o que vem pela frente, o Baricéa Desvairada fugiu dos padrões do Jornalismo e fez uma retrospectiva para o ano que mal começou.

Um ano importante para esta terra escaldante, já veremos o porquê…

Não queremos ser futurólogos, mas os habitantes desta terra desvairada estão acostumados com algumas situações.

Qualquer semelhança é mera coincidência, nada é original, você já deve ter visto algo parecido.

JANEIRO

Pra variar

O ano virou com o show da Rita Lee na Ponta Negra e uma tenda eletrônica na praia. Por incrível que pareça as massas gostaram e lotaram a Ponta Negra…na Zona Leste teve show do Teixeira de Manaus.

Janeiro começou e as marolinhas continuaram e invadiram o ciberespaço: a polêmica taxa do lixo que os vereadores aprovaram na câmara. Graças à internet e ao twitter – que deixou de servir pra dizer “o que você está fazendo” e virou mídia social – o povo pôde expressar publicamente a insatisfação. Os políticos para não ficarem “por baixo” criaram perfis na rede; e os fakes fazem o papel de expressar tudo o que o povo acredita que eles pensem.

Siga e se divirta: @Pref_BigBlack, @QueReiSouEu, @dom_eduardo @paidudu…

A taxa do lixo deu o que falar. E o Prefeito, seguindo um modelo de governo que prega a mudança,  instituiu a taxa do lixo, que cobra pelos serviços de recolhimento do lixo doméstico e pela limpeza pública. Mesmo sendo abusiva, os vereadores aprovaram a taxa, e o povo nem todos ficou revoltado. Alguns cidadãos twitteiros decidiram fazer uma cota para um outdoor com as fotos dos vereadores que votaram a favor da taxa, mas a ação foi boicotada por “forças ocultas”. Teve gente que se doeu: a CBN Manaus, não se sabe por que sei?!, começou a atacar publicamente a Dra Bia Abinader. Ela e mais 150 pessoas idealizaram  o outdoor.

Alguns dias depois o jornal Dez Minutos publicou as fotos dos vereadores que votaram na taxa.

– vamos panfletar? http://www.manausdeolho.org

Daqui a pouco já  é fevereiro, mas o ano promete: eleições presidenciais, eleições estaduais, Copa do mundo, Olimpíadas. E muitas inaugurações nesta terra: a ponte do Rio Negro (Manaus – Cacau Pirêra) – será que o cantor Nunes Filho vai fazer o show de inauguração? (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=9698238). Afinal, foi ele compôs a música “Caminhando pela Ponte do Rio Negro”  E o fantástico metrô dês superfície vai dar muito o que falar até a Copa de 2014: a proposta do Governo é que você, que mora no município da Cidade Nova, possa viajar até o Centro sem precisar pagar por um transporte caro e superlotado será (?!): (http://www.youtube.com/watch?v=S4bPMvRaiVA)

O ano promete muitas inaugurações. Por “coincidência” 2010 é ano de eleição para o Governo do Estado, Presidência da República e Senado ninguém sabe disso.

Inaugurações:

É bom ficar de olho nessas obras:

Ministério dos transportes

Quinze terminais portuários no interior

Recuperação de um trecho da BR 319: (Humaitá e Porto Velho)

Estado

Ponte sobre o Rio Negro

Avenida das torres

Estação de Tratamento do Porto das Lajes

Quinze escolas de tempo integral

Reforma e ampliação do Hospital e Pronto-socorro 28 de Agosto – parcialmente inaugurado!

Município

Viaduto do Coroado – é o Complexo Viário Governador Gilberto Mestrinho (nem fez um ano de morto) inaugurado! Cuidado pra não ser atropelado!


Terminal Pesqueiro de Manaus

Reformas em quatro serviços de Pronto-Atendimento (SPAs)

Reforma em 4 Policlínicas


FEVEREIRO

Carnaval 2010


As Escolas de Samba do grupo especial fazem o mesmo desfile com muito celofane e TNT; e a campeã do ano, para não perder a tradição será…

…a mesma dos anos anteriores. Ou não (?).

A tradicional Banda da Bica homenageou os “irmãos metralha” no dia 06/02 – o trio de irmãos e políticos mafiosos que “brilhou” no ano passado: Carlos Souza, Wallace Souza e Fausto Souza.   O tema é: “Irmãos metralha: do Parlamento ao Puraquequara”. Estaremos lá…

Aprenda a letra da marchinha: http://www.youtube.com/watch?v=sW8FgyPoih4

O carnaval em Manaus começa no mês de Janeiro com o  “esquenta” e vai até o mês de Março/Abril/ Maio/Junho/Julho/Agosto/Setembro/Outubro/Novembro/Dezembro – com as bandas “tradicionais” das empresas de evento.

E quem passou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ter mais um motivo pra comemorar…será que a Ufam vai adotar esse processo de seleção?

MARÇO


O ano letivo começa na Ufam…

Quem escreve daqui deste lado está prestes a pegar o canudo e ser chamado de “Jornalista”. Daqui a seis meses ou doze…com direito a MTB e sem regulamentação: veremos. O jeito é ser retirante na Paulicéa.

E o atraso na contratação dos professores ainda é um problema. A Universidade quer fazer concurso público, mas os Departamentos querem manter os substitutos e realizar os concursos. Pela lei isso não é possível, é por isso que há poucas vagas nos editais de concurso. Você quer ser Professor da Universidade Federal do Amazonas?

Já tem edital: http://portal.ufam.edu.br/index.php/todas-as-noticias/71-concursos-para-carreira-em-magisterio-superior

Se você é um dos 900 felizardos que passaram no vestibular da UFAM e que são  Amazonenses ´´Boa  sorte´´ .  ´´Sejam Bem vindos´´ e ´´conheça o Amazonas´´ é a dica para os outros 1.000 aunos aprovados no ENEM que vieram de outros Estados.

ABRIL

Segundo o Pai Dudu de Ogum (@Pai_Dudu), o fake, há 50% de chances do candidato Alfredo Nascimento ganhar a eleição e 50% de chances do candidato Serafim Corrêa também ganhar a eleição.

Já tirou o seu título eleitoral?

Trate de correr atrás e evite as filas quilométricas. As eleições são em Outubro! E pra quem ainda não sabe: elas são obrigatórias!

Você que prestou o concurso do TRE – Tribunal Regional Eleitoral – já imagina o trabalho que vai ter durante esse ano, mas o salário de quase 4 mil justifica… (?!)

MAIO


O mês de Maio sempre passa rápido, por isso ele já vai estar no final.

JUNHO

disponível em deunolargo.blogspot.com

Cultura

Parintins e a incerteza do Garantido: o Rei Davi deixou o boi do coração… O Garantido está cheio de dívidas e quase falido.  Ainda não tem levantador oficial. Há especulações de que a Márcia Siqueira, Ximbinha e a Susan Boyle possam ser os cantores oficiais do Boi Vermelho. Segundo o Pai Dudu de Ogum há 50% de chances que o Garantido ou o Caprichoso sejam campeões. Se tivesse um terceiro boi, seria 25% para cada um. Será que o Secretário vai chorar no Bumbódromo?

JULHO


Copa do Mundo

A Copa é na África. Mas a intenção é 2014!

Ah, sim. A Copa é na África, mas os festejos e preparativos são para o ano de 2014. O Amazonas é sub-sede.

Tem bandeirinha, tem bandeirola, asfalto pintado, vizinho bêbado ouvindo brega. Também vai ter televisão no meio da rua, mas com uma diferença: TV de Plasma…

Os vizinhos irão competir pra ver quem tem o telão maior. Se você não tem,  trate de parcelar a sua em milhares de vezes. E se você é estagiário da Secretaria de Cultura, contente-se com o telão do vizinho.

A Copa vai ser a deixa dos comícios aqui na Baricéa, os candidatos tem milhares de projetos – além do metrô de superfície (é desconhecido o valor desse transporte, com certeza só vai carregar estrangeiros e custar R$ 5).

Enquanto isso os Engenheiros das obras para a Copa de 2014 ainda não sabem como emplodir o Estádio Vivaldo Lima (ainda bem), então a solução vai ser demolir a Quadra Amadeu Teixeira para construir um Estádio megalomaníaco. Como tudo muda nessa cidade, o ex-Vivaldão vai dar lugar à “Arena Amazônia”. Até então o resultado do sorteio das partidas que ocorrerão na cidade é: Costa do Marfim x República Dominicana e Belarus x Portugal.

Os cursos de Turismo estão abarrotados nas faculdades de Manaus. Segundo o pai Dudu de Ogum, a proporção é de um guia para cada turista. Os Turismólogos “de verdade” virão todos do sul, porque os do Norte continuam em cargos operacionais: cumin de restaurante, mensageiro, arrumadeira, copeira, agente de aeroporto, emissor de passagem aérea, recepcionista de hotel e atendente do balcão do check-in da TAM . A profissão também não é regulamentada.

E o campeão do mundial 2010 é:

Brésil o France?

Olha lá, senão o Ministério da Defesa não vai comprar os caças do Sarkozy…

AGOSTO

O mês do Desgosto

Mais algum escândalo político que vai render até o final do ano.

SETEMBRO

conheça o Acre

A cúpula da ONU decidiu enviar a população do HAITI para povoar o Acre.

OUTUBRO

and the Government of Amazon goes to...

Eleições

Os dados já foram lançados, então tudo pode acontecer. Com Amazonino Mendes na Prefeitura de Manaus, o eleitor vai precisar pensar duas vezes antes de votar. Se ele se candidatar (ele nega que vai abandonar a Prefeitura) vai ser Amazonino, Serafim Correa, Omar Aziz, Alfredo Nascimento e …

NOVEMBRO


Com a confusão que o Sistema de Seleção Unificado que o Ministério da Educação implantou para o vestibular do ano passado, vai ter muito aluno trocando de curso nas Universidades Públicas. 90% dos alunos de comunicação optarão pelo curso de Direito. E a  Samara Aziz?  (link) Não adianta ela pintar o cabelo de loiro, trocar de perfil no Orkut e cursar Direito na Nilton Lins, ela terá um lugarzinho especial nos nossos corações – Ela vai voltar para o curso de Jornalismo da Ufam. (rá, to brincando).

DEZEMBRO

Mais fogos na Ponta Negra, revitalizada ou não, o povo vai estar lá. Lotando o espaço. O show da virada vai ficar por conta do cantor Marcos Paulo, ex-ídolo e quase vencedor do programa. Com a mente do ser humano condicionada, vai ser mais um final de ano.

E para os alunos finalistas do curso de Jornalismo da Ufam um recado: lembre que você não decide o seu perfil, mas os que vão empregar você. Trate de se adequar! (Ou não)

Anúncios

Uma resposta to “RETRô-PERSPECTIVA 2010”

  1. dscruz sábado, março 6, 2010 às 8:59 #

    Blog que foge do tradicional. Multiforme e descompromissado com padrões ao mesmo tempo que zela pela responsibilidade jornalística para a sociedade. A cara da autora. Gostei muito.

    Denys
    dscruz.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: