Introdução ao documentário

25 nov

Por Alana Santos e Fabíola Abess

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Papirus, Campinas, São PAULO, 2005.

documentario

O livro faz uma abordagem geral sobre o cinema documentário: conteúdo, forma, tipo, política, definições e implicações éticas, além de um mundo contextualizado pelo cineasta.

O cineasta não garante uma separação entre ficção e documentário. Alguns filmes utilizam práticas associadas à ficção, como: roteirização, encenação, reconstituição, ensaio, interpretação, filmagens externas, não atores, câmeras portáteis, improvisação e imagens de arquivo (imagens filmadas por outra pessoa).

Forrest Gump, Truman Show “o show da vida”, EDTV e A Bruxa de Blair constroem suas histórias em torno da premissa subjacente ao documentário: o fascínio.

“testemunhar a vida do outro como se eles pertencessem ao mesmo mundo histórico a que pertencemos”

Em A Bruxa de Blair, o fascínio não se prende apenas na combinação das convenções do documentário com o realismo sem artifícios de câmera portátil, ele também utiliza os canais promocionais e publicitários (como sites e a mídia em geral) que cercam o filme e ajudam a preparar o público para a recepção.

A tradição do documentário está enraizada na capacidade de transmitir uma impressão de autenticidade:

“Quando acreditamos que o que vemos é testemunho do que o mundo é, isso pode embasar nossa orientação ou ação nele. […] A propaganda política, como a publicidade, também se funda na nossa crença em um vínculo entre o que vemos e a maneira como o mundo é, ou a maneira como poderíamos agir nele. Assim fazem muitos documentários, quando têm a intenção de persuadir-nos a adotar uma determinada perspectiva ou ponto de vista sobre o mundo”

O autor não pretende fazer uma cobertura abrangente e equilibrada dos vários cineastas, movimentos e características nacionais importantes do gênero ao longo de história. As obras escolhidas são exemplos para a discussão da realidade, que constitui a matéria-prima do documentário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: