Os cinco pilares de Allah no Amazonas

16 dez

Por Fabíola Abess

 

Em frente aos pés de benjamin da rua Ramos Ferreira no Centro de Manaus, duas torres brancas representam uma religião desconhecida pelos Manauenses, mas que aos poucos vem mostrando a sua importância:  o Islamismo.

As duas torres brancas fazem parte do Centro Islâmico do Amazonas, o primeiro templo Islâmico da região Norte que fica pronto em Janeiro do ano que vem. Além dos cultos Islâmicos, o templo vai servir como um centro de estudos da religião fundada por Maomé.

    

Felipe Abinader, descendente de Libaneses, criado no catolicismo pelos pais, tem interesse em frequentar os cultos da mesquita quando ficar pronta ‘’Meus pais me obrigavam a ir na missa, era um hábito incessante de ir aos cultos todos os Domingos, cheguei a fazer a primeira comunhão, até que fiquei intrigado com as doutrinas da igreja católica de que existe uma trindade: Pai, Filho e Espírito Santo e ao mesmo tempo um único Deus. A existência desse filho sempre me intrigou, então busquei outras fontes’’. Felipe se interessa pelo Islamismo desde os 16 anos, a religião prega o monoteísmo. ‘’Eu acredito que exista somente um Deus e que Ele é o único Senhor, mas a questão sobre a Santíssima Trindade me deixa confuso, então, tenho pesquisado em livros e em trechos do Alcorão, o livro sagrado do Islã. Na minha primeira viagem ao Líbano em 2006, busquei contatos com pessoas que seguiam a religião e frequentei mesquitas. Em 2007 retornei ao país e conheci parte da família paterna no Município de Bathun. Convivi com tios e primos, os quatro homens mulçumanos não se divertiam muito e viviam em harmonia com a parte católica da casa, que eram as minhas duas tias. Durante o mês que passei no país houve um bombardeio em Bathun que destruiu parte do sítio da família do meu pai. E dois primos meus que estavam lá foram mortos por causa de uma divergência entre os grupos extremistas Hezbolá e Yisshayk-Assaf ‘’.

Conversão

      ‘’Na minha última viagem no ano passado, conheci o tio Khalliuh Assef, que me mostrou uma outra realidade sobre a religião Islâmica, ele me levou até uma mesquita, voltei ao Brasil decidido a seguir os pilares da religião. Eu paguei um lanche para um necessitado e tentei fazer as cinco orações por dia. Só não ia à mesquita orar toda sexta-feira porque não há mesquita em Manaus, não bebo, não fumo nem como carne de porco. Tentei fazer o Ramadã, que é o jejum de água e alimento, feito uma vez ao ano por um período de trinta dias, que começa depois das seis da manhã até as seis da tarde, mas cumpri apenas quinze dias porque a minha namorada não deixou. Eu ainda não me decidi pela conversão, ainda tenho muitas dúvidas e conflitos sobre qual religião seguir e as divergências entre a família e a namorada me levaram a pensar mais’’.

Mulçumanos em Manaus

Localizado num prédio de quatro andares em construção na Marechal Deodoro, área principal do centro de Manaus, fica o escritório e uma das lojas do empresário Mamoun Yacoub. Ele estava em reunião com representantes de um banco enquanto eu esperava no caixa da loja há vinte minutos, enquanto isso uma moça de pele muito branca e cabeça coberta por uma renda contava dinheiro na minha frente. Ela se dirige a uma das araras da loja e pega uma blusa frente única e põe em cima do balcão, mostra para a moça do caixa e diz algumas palavras num idioma desconhecido.

Mamoun é Palestino e reside em Manaus há 20 anos, tem sete irmãos e três deles moram em Manaus: Ayman, Mahurmud e Mohammad, eles também são responsáveis pela construção da Mesquita branca, a obra iniciou no ano passado e foi financiada pelos árabes mulçumanos que tem negócios na cidade. ‘’Para ser mulçumano é preciso antes de tudo acreditar em Jesus e na bíblia, para a religião Islâmica, Cristo é como um mensageiro de Deus, um profeta, não o filho de Deus que veio a terra por força do Espírito Santo. Deus é único. A bíblia veio complementar a mensagem de Deus para encerrar o Alcorão 1.500 anos depois´´.

A moça com o véu na cabeça é Iman Yousef Manasrf , cunhada de Mamoun e veio a Manaus para passar um período de um mês.

 

Pré-conceitos e a mídia

‘’Há um mal entendido sobre a mulher ser maltratada, as mulheres antes do Islamismo eram vendidas no mercado junto com os escravos, o Alcorão nunca vem contra a mulher, fala que a mulher tem que ser coberta para assegurar o homem e a si mesma. Tenho 400 funcionários, vejo que muitas das mulheres têm filhos de pais diferentes e eles não querem responsabilidades. O Alcorão dá um direcionamento na vida das pessoas e não aprova esse tipo de situação. Diz que os homens têm obrigação de cuidar das mulheres. Algumas mulheres preferem não tirar o véu da cabeça quando tem oportunidade, porque já está na cultura delas’’. Apresentou a cunhada Iman Yousef Manasrf que veio a Manaus a passeio. ‘’Pergunte se elas querem tirar o véu’’, a cunhada de Yacoub infelizmente só fala o árabe. Mas entendeu quando disse que ela era bonita depois de ter sido fotografada para a entrevista. Fiquei sem saber se ela gosta do véu.

‘’E o terrorismo não tem nada a ver com a religião, a imagem do Islamismo ficou manchada com os atentados de 11 de setembro por culpa de uma minoria que distorce a interpretação do Alcorão’’.

‘’A mesquita improvisada’’

Desde o mês de Maio os mulçumanos de Manaus se reúnem nos altos da loja do Jordaniano Ahmad Khalas que fica na rua Marquês de Santa Cruz. Khalas, Ziadin e sua esposa que são da Palestina coordenam as atividades na mesquita temporária. Além das orações ao meio dia nas sextas-feiras também acontece o estudo do Alcorão aos sábados a partir das 15 horas.

Na parede uma caligrafia com letras entrelaçadas que significam a palavra Deus em árabe, tapetes pelo chão e elásticos marcam espaços para cada fileira de pessoas que a sala comporta, no canto, um computador. A sala tem capacidade para 60 pessoas que lotam o culto de sexta-feira permitido apenas para homens.

‘’Pode tirar fotos, depois da oração conversamos’’, os homens atendem ao Aethan no computador, o chamado para as orações, uma oração cantada em árabe. Os dois foram até o lavabo do lado da sala e lavam as mãos, rosto, braços e nuca. ‘’Antes de ler a palavra de Deus, homem e mulher têm que se purificar, por isso há um ritual de lavagem antes de tocar o Alcorão e fazer as orações’’.

Ficam de pé e fazem reverência, ajoelhados abaixam a testa até encontrar o chão em direção à Meca, o ritual durou quase 20 minutos. Na mesquita improvisada quem marca o horário das orações é o programa de computador Islamic finder, disponível gratuitamente para download na internet. O programa marca as horas das orações e é programado para tocar o Aethan cinco vezes ao dia. 

Pedi para fotografar o culto da sexta, ‘’Você pode sim, mas vai ter que cobrir a cabeça e os braços’’, depois de uma discussão em árabe Ziadin disse que eu não poderia. ‘’A oração da sexta-feira é muito importante, os homens podem perder a concentração com você aqui dentro, é melhor você mandar algum homem para tirar as fotos’’. Também discutem se eu posso levar emprestado o exemplar do Alcorão que Ahmad tinha me dado. ‘’Antes de tocar, você precisar se purificar, lavar as mãos e fazer a higiene, também não pode tocar se estiver no período menstrual’’.

‘’As orações podem ser feitas em qualquer lugar, mas a mesquita é o lugar próprio onde pode reunir as pessoas’’. Ziadin me contou que o Mulçumano pode fazer as orações em qualquer lugar. ‘’Pode rezar na rua, no avião, no carro, mas a mesquita é um lugar específico, é como se a oração feita na mesquita fosse mais valorosa do que as outras que não são feitas no local próprio’’. Mais de 400 pessoas entre mulçumanos e brasileiros pretendem frequentar a mesquita. A promessa é que o governo do Egito envie um Sher para dirigir o templo.

52 Respostas to “Os cinco pilares de Allah no Amazonas”

  1. Doutor Estranho sexta-feira, dezembro 18, 2009 at 18:09 #

    Muito interessante a matéria! Quando a mesquita estiver pronta irei visitar!

  2. Stanley sábado, janeiro 23, 2010 at 20:43 #

    Parabéns pela reportagem! Muito interessante.

  3. Line terça-feira, abril 6, 2010 at 20:32 #

    Poxa, eu estou super anciosa pelo termino das obras da mesquita! :D
    Tenho muiiiita vontade de apronfundar meus conhecimentos no Islam, e me converter algum dia!
    Sempre que tenho oportunidade passo na frente da mesquita e me pergunto quando ficara pronta.

    Que Deus permita q o Islam cresça no Amazonas!
    ISHALLAH

  4. Mohamed domingo, abril 11, 2010 at 18:22 #

    A comunidade islâmica de Manaus deveria organizar mais protestos contra a política terrorista de Israel, vamos abrir a mente de todos os amazonenses e mostrar que o sionismo é uma praga e mostrar nossa solidariedade, as crianças palestinas mortas todos os dias por tropas israelenses.

    • Ali Muhairi segunda-feira, maio 30, 2011 at 13:19 #

      A intenção real dos muçulmanos não é essa, certo que combater o ilícito, mas devemos atuar em defesa honesta sem promover a imagem suja dos que nos combatem, ou então seremos iguais a eles. A intenção da Comunidade Islâmica é agregar pessoas de valores que buscam elevar-se espiritualmente, mas isso você encontra em qualquer religião, porém eu pergunto se está conforme a vontade de Deus. Hoje as pessoas se interessam mais por um evento mundano do que religioso, vemos muitas igrejas cada vez mais vazias e outras com recurso financeiro maior atraindo ‘fiéis’, ao passar de templo para shopping. Não queremos quantidade mas sim qualidade, pessoas que querem realmente saber o que o Islamismo e longe de idéias destrutivas e desonestas, certamente essa intenção não é apoiada dentro do Islam.

      • Anna segunda-feira, fevereiro 25, 2013 at 1:58 #

        Até que enfim pensamento positivo chega de guerra de tantas provocações

  5. Orlando Ibanez segunda-feira, abril 19, 2010 at 14:11 #

    Quero participar das reuniões, conhecer as pessoas e me informar sobre o Islamismo.

    • Ali Muhairi segunda-feira, maio 30, 2011 at 13:22 #

      Nos reunimos nas sextas-feiras (Dia Sagrado para os Muçulmanos), acontece ao 12h00, mas chegue antes para o rito de purificação (Ablução). O endereço você deve saber, Rua Ramos Ferreira, perto da antiga praça da polícia. Seja bem-vindo.

  6. renata terça-feira, agosto 10, 2010 at 12:00 #

    Olá pessoal, por favor, alguém terei o telefone de contato do templo islamico de manaus? ou, alguém de lá que possa me passar mais informações? fico no guardo, meu e-mail é : renata.than@gmail.com
    muito obrigada!

    • Ali Muhairi terça-feira, outubro 19, 2010 at 9:55 #

      A Mesquita promove reuniões com as mulheres todas as sextas (jumuah) no horário das 14h30. Qualquer informação contacte.

      32481962 Ziadin.

  7. Nadia quarta-feira, agosto 11, 2010 at 13:06 #

    Que ótima notícia sobre uma mesquita em Manaus, viajarei pra lá na próxima semana e tentarei ver de perto a obra ou saber se já ficou pronta, tentarei entrar em contato com alguém de lá pra saber mais sobre o islamismo , estou muito interessada nesta maravilhosa religião. obrigada.

  8. Muhammad Ali sábado, agosto 14, 2010 at 14:30 #

    A mesquita vai ficar muito bonita! Nossa estou vendo a oportunidade de ir orar nessa mesquita com os irmãos muçulmanos de Manaus. Nossa comunidade muçulmana daqui de Belém do Pará também está crescendo.
    Assalamu Aleikum!

    • Anônimo quarta-feira, novembro 21, 2012 at 11:20 #

      sou do Pará também. mas sou muçulmano sufi, estamos tentando organizar uma comunidade sufista em Belém.

  9. ygorgeann quarta-feira, outubro 20, 2010 at 10:27 #

    Sou Judeu natural de Israel moro em Manaus a mais de 10 anos, jamais iria entrar nessa mesquita mesmo porque é totalmente contra minha religião, mas não sou contra a presença dos mulçumanos mesmo por que nesse lugar maravilhoso tem espaço para todos.

    Shalom

    • Anônimo terça-feira, novembro 30, 2010 at 16:33 #

      A mesma coisa eles os muçulmanos poderiam pensar em relação a Sinagoga de Manaus. Os muçulmanos jamais gostariam de entrar numa Sinagoga, pois, isto é contra a fé deles, a Sinagoga é um ambiente anti-muçulmanos, porém, pode se ter ali na Sinagoga um espaço para todos.
      Vou ser ainda mais sincero, voçê não deveria instigar a violência religiosa em nosso país cristão, não faça ao teu irmão o que não queres para ti. Voçê foi infeliz com esta sua mensagem. Vou dar-lhe uma sugestão: Seria interessante voçê deixar sua alma ser lapidada pelos os Preceito do ETERNO, ou então, a corrupção e \a violencia tomará conta do teu pensamento, do teu coração e de tua força. Respeite os muçulmanos, respeite também seu povo que muito tem lutado pela vida. O ETERNO irá ti julgar por tuas palavras, se não tens temor ao ETERNO, o que será de tua alma quando estiveres dinate do SENHOR.
      a Mesquita é um local tão sagrado quanto uma Sinagoga ou uma Igreja, deixemos nossa diferenças e vamos lutar pela inserção da sociedade voltada para os Principios do Senhor. Meu amado, um reino dividido a tendencia é acabar. Mais um reino onde a Presença Divina é presente ali habita paz.

      Lopes
      itonlopes@hotmail.com

    • Itom terça-feira, novembro 30, 2010 at 16:34 #

      A mesma coisa eles os muçulmanos poderiam pensar em relação a Sinagoga de Manaus. Os muçulmanos jamais gostariam de entrar numa Sinagoga, pois, isto é contra a fé deles, a Sinagoga é um ambiente anti-muçulmanos, porém, pode se ter ali na Sinagoga um espaço para todos.
      Vou ser ainda mais sincero, voçê não deveria instigar a violência religiosa em nosso país cristão, não faça ao teu irmão o que não queres para ti. Voçê foi infeliz com esta sua mensagem. Vou dar-lhe uma sugestão: Seria interessante voçê deixar sua alma ser lapidada pelos os Preceito do ETERNO, ou então, a corrupção e \a violencia tomará conta do teu pensamento, do teu coração e de tua força. Respeite os muçulmanos, respeite também seu povo que muito tem lutado pela vida. O ETERNO irá ti julgar por tuas palavras, se não tens temor ao ETERNO, o que será de tua alma quando estiveres dinate do SENHOR.
      a Mesquita é um local tão sagrado quanto uma Sinagoga ou uma Igreja, deixemos nossa diferenças e vamos lutar pela inserção da sociedade voltada para os Principios do Senhor. Meu amado, um reino dividido a tendencia é acabar. Mais um reino onde a Presença Divina é presente ali habita paz.

      Lopes

    • Ali Muhairi segunda-feira, maio 30, 2011 at 13:06 #

      Não se sinta hostilizado amigo judeo, tenho mais motivos do que você. Bem, o Islam não é uma Religião peculiar, não é uma crença para uma etnia nem tira seu nome de uma tribo, o Islam não monopoliza a fé nem promove a ilusão da salvação herdada, ao contrário, tem como virtude instigar a humanidade a razoar, não é filosofia nem crença da mentalidade humana, é a Religião mais antiga, praticada desde Adão (AS), passando por pai Abraão (AS), Moses (AS), David (AS), Jesus O Messias (AS e o último dos profetas, Muhammad (SAAS). O Islam não é contra nenhum costume étnico, mas veio para enaltece o que esta tem de bom e abster o que tem de ruim. O Islam veio reconfirmar a Torah e o Evangelho, propomos as pessoas a pensar e analisar. Não estamos tentando ‘convertê-las’, assim hebreos, árabes e cristãos tem sim algo em comum. Fique na Paz.

      • simone quarta-feira, junho 26, 2013 at 23:26 #

        conheci um um rapaz ele é muçulmano e ele me faz muito feliz sou brasileira moro em manaus e ele em cairo nos falamos apenas pelo web,trocamos mensagem, tenho estudado muito a respeito da religião e vou visitar essa mesquita ele quer que eu mande foto pra ele quando eu for visitar.Estou um pouco nervosa.

    • simone quarta-feira, junho 26, 2013 at 23:21 #

      tu é um grosso mesmo.teu coraçao deve está contaminado de tanta coisa ruim.

    • Ozrs domingo, janeiro 12, 2014 at 22:52 #

      Então um muçulmano também não entra na sinagoga porque os judeus são os mesmos, ou piores ne? Como vocês denominam quem não é judeu mesmo, de goyim ne?

  10. igor cesar martins soares quarta-feira, novembro 3, 2010 at 9:11 #

    Bom dia, meu nome é igor cesar martins soares sou estudante de administração de empresas e estou tendo muita dificuldade em fazer um trabalho cujo o assunto é sobre a religão mulçumana, meu trabalho é fazer uma entrevista com um mulçumano, se poderem me ajudar meu numero é 84088298 trabalho no INSS do centro meu email é igorcesar_mr@hotmail.com
    muito obrigado.

  11. miguel arcanjo quinta-feira, novembro 18, 2010 at 3:13 #

    olá meu nome é miguel arcanjo e gostaria de algum dia ir visitar essa mesquita, será uma honra ir até aí

    • Ali Muhairi segunda-feira, maio 30, 2011 at 13:09 #

      Todas as pessoas são bem-vindas a conhecer, não receie, não é Religião só de árabe mas há brasileiros também lá.

  12. Gemilson Ribeirom, o FLAMENGUISTA DOIDÂO terça-feira, novembro 30, 2010 at 16:30 #

    A mesma coisa eles os muçulmanos poderiam pensar em relação a Sinagoga de Manaus. Os muçulmanos jamais gostariam de entrar numa Sinagoga, pois, isto é contra a fé deles, a Sinagoga é um ambiente anti-muçulmanos, porém, pode se ter ali na Sinagoga um espaço para todos.
    Vou ser ainda mais sincero, voçê não deveria instigar a violência religiosa em nosso país cristão, não faça ao teu irmão o que não queres para ti. Voçê foi infeliz com esta sua mensagem. Vou dar-lhe uma sugestão: Seria interessante voçê deixar sua alma ser lapidada pelos os Preceito do ETERNO, ou então, a corrupção e \a violencia tomará conta do teu pensamento, do teu coração e de tua força. Respeite os muçulmanos, respeite também seu povo que muito tem lutado pela vida. O ETERNO irá ti julgar por tuas palavras, se não tens temor ao ETERNO, o que será de tua alma quando estiveres dinate do SENHOR.
    a Mesquita é um local tão sagrado quanto uma Sinagoga ou uma Igreja, deixemos nossa diferenças e vamos lutar pela inserção da sociedade voltada para os Principios do Senhor. Meu amado, um reino dividido a tendencia é acabar. Mais um reino onde a Presença Divina é presente ali habita paz.

    Lopes

  13. Alessandra Coêlho quarta-feira, dezembro 1, 2010 at 1:00 #

    Olá amigos, gostei muito da matéria e estou ansiosa para conhecer essa Mesquita e tudo sobre a cultura islãmica. Meu namorado é mulçumano, da Turquia-Konya, e gostaria muito de conhecer Manaus e fazer amigos por aqui. Por favor me ajudem, eu o amo muito, sinto saudades dele e quero vê-lo feliz em minha cidade. Abraços…Alessandra.

  14. patrik costa terça-feira, dezembro 14, 2010 at 17:57 #

    Prezados gostaria de poder conhecer e me aprofundar no islamismo se houver alguém que possa me ajudar fico muito agradecido. Patrik Costa (patrikscosta@hotmail.com)

    • Ali Muhairi segunda-feira, maio 30, 2011 at 13:12 #

      Amigo, a Mesquita está sempre disposta a todos, nos reunimos nas sextas-feiras ao 12h00 (khutba), você é bem-vindo a conhecer. Fique na paz.

      • Anônimo domingo, outubro 21, 2012 at 7:55 #

        ola gostaria de saber todos os horarios para as reunioes, pois nas sextas e complicado p. mim, trabalho e caso tenha outros dias, tipo nos fds tbm.
        quero muito me aprofundar no islam.
        por favor me responda
        mayanne.almeida.welcome@hotmail.com

  15. Leia duarte de sousa domingo, janeiro 23, 2011 at 11:27 #

    Olá! gostaria de saber o endereço da mesquita em manaus. Sou muito interessada no islã. gostaria de informações onde posso encontrar alguém que possa estudar comigo o alcorão!
    mande-me resposta pelo e-mail.

  16. Izabelle Moraes quarta-feira, março 30, 2011 at 23:29 #

    Fabiola! Que matéria excelente!Estou pretendendo fazer visitas periódias à mesquita, quem sabe não me converto.

    ínshá-allllá

  17. guillerme quinta-feira, abril 7, 2011 at 12:36 #

    oi gente o isla e interesante gostaria de conhecer mais sobre a religiao ,cujo tenho muito respeito e adimiracao, se alguem pode me ajuda envie ao meu email ,gostaria de conhecer a mesquita e participar das reunioes . abracos.

  18. guillerme quinta-feira, abril 7, 2011 at 12:46 #

    sou manauara mais gosto de aprende outras culturas ,esperarei ancioso pelas respostas e depois de aprender mais sobre o isla qm sabe realizarei meu sonho de conhecer os paises arabes ,se ouver uma comunidade me envie participarei com maior prazer.

  19. Anny sexta-feira, maio 6, 2011 at 14:57 #

    Gostaria de saber se o mosque ja inaugurou?
    Meu esposo eh mulcumano, e gostaria de saber se posso frequentar.
    Gostaria tambem de saber se voces fazem alguns encontros gostaria de saber Mais sobre a religiao.
    Aguardo resposta

  20. Thiago Franco domingo, maio 22, 2011 at 17:36 #

    Olá!
    Saudações Fabíola Abess
    bom estava pesquisando na intenet sobre a religião Islâmica, especificamente no amazonas e encontrei sua pagina!
    bom pra entender melhor, o meu objetivo e fazer um tcc(trabalho de conclusão de curso)pois sou academico de licenciatura em historia cursando 5ºperiodo,e estou a procura de um assunto novo de historia em manaus e estava pensando fazer de uma religião,e recentimente ouvir fala sobre a construção do tempo Islâmico do Amazonas e pensei sobre a possibilidade de sabe mas,sobre o objetivo da religião aqui em manaus,qual a finalidade aqui,se a aceitação dela por parte do manauara e boa,se existem preconceito… enfim queria sabe se tem possibilidade de conhece-los se eles podem me receber,para uma conversar formal a respeito de tudo que eu ja disse,e isso e apenas uma pesquisa de campo caso seja possivel fazer esse trabalho.

    Bom aguardo a resposta
    mas desde já agradeço a disponibildade do seu blog

    atenciosamente;

    Thiago Franco

  21. manuel gladston quarta-feira, agosto 10, 2011 at 17:08 #

    assim que a mesquita estiver pronta vou frequenta!!

  22. Larissa Bringhenti Guilherme Lourenço terça-feira, agosto 23, 2011 at 13:23 #

    Estou muito curiosa para conhecer pessoas da religião, e quem sabe me converter. Estarei indo sexta feira, para um encontro com mulheres muçulmanas. Achei o telefone e contactei, conversei com um senhor que me pareceu muito educado. Como sou nova nesse meio, ainda não sei onde encontrar o ”hijab” então pesquisei na internet como se fazia, e vou mandar fazer, pelo visto é bem simples! Já li a respeito das mulheres muçulmanas e pelo que falam elas são muito educadas, e vão me ajudar a colocar o ”hijab” corretamente! Se alguma muçulmana ler esse comentário, por favor entre em contato comigo e me fale mais algumas coisas sobre a religião! nha.95@hotmail.com

  23. stanley lopes sexta-feira, setembro 30, 2011 at 19:21 #

    godtaria imensamente de frequentar a mesquita,ja me considero um muslim,pois,sou submisso a allah e faço oraçoes em nome dele todos os dias.

  24. jamila adilah sábado, outubro 1, 2011 at 1:03 #

    Assalam alaikum, eu fico muito feliz em sabe que existe uma mesquita em Manaus, pois eu tenho estudado com alguns irmãos pela internet o islam, eu quero aprender cada vez mas, salam.

  25. Jobson Silva domingo, novembro 20, 2011 at 14:26 #

    Gostaria de participar e conhecer melhor o Islã se alguem ouder me ajudar

    Jobson.esivla@gmail.com

  26. Jobson Silva domingo, novembro 20, 2011 at 14:27 #

    Gostaria de participar e conhecer melhor o Islã se alguem puder me ajudar

    jobson.esilva@gmail.com

  27. Anônimo quarta-feira, novembro 30, 2011 at 16:03 #

    Olá boa tarde,
    Sou estudante de administração,e nossa professora pediu um trabalho de final de periodo da faculdade sobre O Islamismo ,como faço para ter alguma informações com voces,podemo conhecer o Islamismo?

  28. Mirlan Vidal sexta-feira, dezembro 9, 2011 at 13:28 #

    Estou muito ansioso pra visitar a masgid em Manaus…

  29. amanda flores terça-feira, dezembro 13, 2011 at 23:49 #

    Ola gostaria muito de conhecer essa mesquita em manaus, pois tenho muito respeito pelos mulçumanos, tambem queria poder um dia participar se deus permitir guardo resposta. obrigado

  30. SARAH MOTA domingo, janeiro 15, 2012 at 17:54 #

    Eu mesma vim de São Paulo e me REVERSÃO DIA 29 DE DEZEMBRO DE 2011 FICOU GRAVADO NA MINHA VIDA
    Alem de conhecer a mesquita estou maravilhada pelo islã ,deixei a igreja evangelica e sou feliz com allah

  31. Anônimo sexta-feira, fevereiro 24, 2012 at 10:35 #

    Olá a Todos! Agradeço a Deus Jeová, PAI de Nosso Senhor Jesus Cristo, por vivermos num país com total liberdade de Expressão e liberdade religiosa como o Brasil e agradeço também pela participação em comentar: Sobre isso, faço apenas uma reflexão: Como é diferente quando se constrói uma mesquita num País como o Brasil, onde todos os que aqui chegam são bem vindos e tem oportunidade tanto para professar sua fé como para difundi-la nos meios sociais, de quando se que constrói uma Igreja Cristã (Católica ou Protestante) em países Islâmicos, onde os que professam a fé em Cristo sofrem pressão dos meios governamentais, e também são hostilizados, maltratados e mortos e estas Igrejas depredadas e assoladas. Isso é que eu não entendo e nunca vou conseguir entender na doutrina islã aclamada pelo Alcorão como: Praticar a Jihad (Guerra Santa) que é lutar contra os infiéis em nome de Alá e outras citações: “Eu instilarei terror nos corações dos infiéis, golpeai-os acima dos seus pescoços e arrancai todas as pontas dos seus dedos. Não fostes vós quem os matastes; foi Deus” (Sura 8:13-17).
    “Imprimi terror [nos corações dos] inimigos de Deus e vossos inimigos” (Sura 8:60).
    “Combatei-os [os não muçulmanos] e Deus os punirá através das vossas mão, cobri-os de vergonha” (Sura 9:14) Segundo o Hadith (Ensinamentos, palavras ou atos de Maomé).

    “O Brasil por sua tradição cristã irá continuar tratar bem a todos que aqui chegarem e querem propagar a sua fé, o mesmo, infelizmente não posso dizer se acontecesse em alguns países Islâmicos.”

    Obs: Essa Reflexão não é propagação de Violência ou Ódio, nem repúdio por nenhuma religião, e sim, um desabafo por uma triste e dura realidade que acontecesse em nossos Dias, evidenciado quase todos os dias pelos meios de comunicação.

  32. daiane barbosa maia terça-feira, junho 5, 2012 at 20:22 #

    olá, eu gostaria de saber onde é o templo de belém do pará? queria saber mais sobre a religião de vocês.

    • Ozrs terça-feira, janeiro 14, 2014 at 17:19 #

      Essa é a única do norte brasileiro, ainda, eu acho, mas não vamos deixar de estudar ou praticar só porque não há mesquita, eu sozinho estudei por dois anos a religião Islâmica antes da minha reversão, desde lá nunca mais eu quis saber de outro caminho. Ma Shaa Allah.

  33. Nuh lima terça-feira, agosto 14, 2012 at 4:05 #

    ASALAMU ALEIKUM.Sou Muçulmano de Rio preto da eva,aqui não tem mesquitas,mas adoro e obedeço a Allah sem ou com mesquitas,mas INSHALLAH quero visitar a mesquita de manaus orei a Allah,pra que o islam chegasse em Manaus e em todo o amazonas estou feliz…MAA SALAMA

  34. Anônimo domingo, outubro 21, 2012 at 7:53 #

    Ola, gostei muito da materia, e amei saber que Manaus esta ganhando sua primeira mesquita, sou manauara, mais ja li muitas coisas sobre os islamismos, isto me chamou atencao, porem como trabalho nas sextas, gostaria de saber se tem reunioes aos sabados ou domingos?
    podem me responder por email?
    mayanne.almeida.welcome@hotmail.com

    thoucram.

  35. lucrecia melo sábado, julho 27, 2013 at 0:15 #

    gostaria de conhecer as pessoas e me informar sobre o Islamismo.,Gostaria tambem de saber se voces fazem alguns encontros gostaria de saber Mais sobre a religiao.
    Aguardo resposta

    • Ali (ozrs) terça-feira, janeiro 14, 2014 at 18:42 #

      Centro Islâmico do Amazonas
      Rua Ramos Ferreira, 789 – Centro.

      Quais são os dias de reuniões dos muçulmanos?
      – Pode ser todos os dias, em casa, no trabalho, na rua, na praça, o nosso dia mais sagrado da semana é a sexta-feira (jumuah), escutamos o sermão (khutba) na mesquita ou mussala: http://pt.wikipedia.org/wiki/Khutba

      Qual o horário da reunião?
      – Sermões – todas as sextas a partir de meio-dia, é bom chegar cedo para a realização al-udou (a ablução), ou se preferir fazendo em casa mesmo, mas esteja ciente do que este termo significa: http://www.islambr.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3:newsflash-2&catid=3:newsflash

      Porque às sextas-feiras? Estou muito ocupado com meu trabalho e estudos.
      – Temos sete dias na semana, será que não podemos reservar ao menos um para Deus (Subhana wa taala)? Caso você não possa estar presente para ouvir a khutba, pode sim orar no intervalo da sua atividade, custa menos de cinco minutos, isso para Deus (Subhana wa taala) basta, mas se esforce para fazer sempre o melhor, o que importa para Deus (Subhana wa taala) são nossas intenções.

      http://www.religiaodedeus.net/a_oracao_da_sexta.htm

      Preciso ser muçulmano para entrar na mesquita?
      – Bem, na verdade o universo, a humanidade e toda a criação é muçulmana (como assim?).
      Toda a criação é submetida à ordem de Deus (Subhana wa taala), tudo obedece a Ele, o termo muslim (hoje ocidentalizado e suas variantes como, muslimano, musulman, muçulmano) significa ‘obediente, submisso a Deus por vontade própria e sem imposição’, de fato, nascemos puros para adorar somente aO Criador (Subhana wa taala), mas dependendo do ambiente em que crescemos, acabamos por absorver outros caminhos, seja por questões culturais ou influências de nossos pais e pessoas próximas.
      Então já que todos nascemos muçulmanos, basta praticar, a prática é que nos faz exercer nosso papel como crentes em Deus (Subhana wa taala).
      O Islam é um caminho para toda a humanidade, recebemos pessoas de todas as crenças.
      Confira: http://www.religiaodedeus.net/perguntas_e_respostas.htm

      E qual a vestimenta adequada dentro da mesquita, mesmo eu não sendo muçulmano(a)?
      – O Islam dá ênfase à modéstia. Ninguém deverá ser visto como um objeto sexual. Existem linhas mestras a observar para os homens e para as mulheres, para que o seu vestuário não seja nem demasiado fino, nem demasiado justo para não revelar os contornos do corpo. Os homens devem pelo menos cobrir a área entre os joelhos e o umbigo, e as mulheres devem envergar vestuário que cubra tudo, exceto o rosto, mãos e pés. A mesquita é um local de respeito, lá se separam homens e mulheres, por razões de respeito e para não haver distração no culto.

      Como posso obter mais informações sobre o Islam?
      – Há muitos sites ótimos em português, de muçulmanos e não-muçulmanos, mas também há muito conteúdo malicioso com tendências desvirtuantes.

      Sites islâmicos recomendados (português):

      http://d1.islamhouse.com/data/pt/ih_books/single/pt_Understanding_Islam_and_Muslims.pdf

      http://www.religiaodedeus.net/islam.htm

      http://www.islamismo.org/

      http://amulhereoislam.wordpress.com/

      http://www.luzdoislam.com.br/br/conhe%C3%A7a-o-islam-d4.htm

      http://www.islambr.com.br/

      http://www.conheceroislam.com.br/sub.php?id=205

      http://www.avozdoislam.com.br/site/

      http://www.fambras.org.br/

      http://www.islambrasil.com/br/

      http://www.radioislambr.com.br/

      Que Deus ilumine o caminho do que O buscam com sinceridade.

      – Seu irmão na humanidade, Ali.

  36. Cupom promocional quinta-feira, junho 5, 2014 at 8:17 #

    Fico super contente que manaus e uma cidade aberta a todos com tantas diferencas. E ao mesmo tempo somos tao amazonenses.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

